É a última oportunidade de acompanhar na cidade, esse ano, a história de uma relação familiar bastante complexa entre uma viúva melancólica e solitária e seu único filho. A Cia. Retalhos de Teatro apresenta o espetáculo “Dolores ou Aquilo que Você Vê” sábado (15) no Espaço Cultural Victorio Faccin, às 20h. A peça tem realização de Denise Copetti e promoção da Cia. Retalhos de Teatro. A direção e o texto são de Felipe Martinez, com assistência de direção de Julio Cesar Aranda e o elenco conta com Cândice Lorenzoni e Helquer Paez. O espetáculo foi financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.
Segundo Felipe Martinez, escritor e diretor de Dolores, o texto foi criado no final de 2020, em um dos momentos mais intensos na pandemia de Covid-19 no Brasil, e reflete a realidade do isolamento social que se tornou regra no mundo. Ainda, é inspirado no trabalho do dramaturgo Samuel Beckett, uma das referências no teatro do absurdo que, em 1969, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.
– É um espetáculo que as pessoas costumam se identificar, devido às suas próprias relações familiares, o que traz proximidade com o público. O espetáculo também dialoga com a forma como a gente vê as coisas, até pela própria questão das fake news, que influencia tomadas de decisões, por exemplo. A peça tem um elenco com grandes nomes da atuação de Santa Maria e é uma apresentação muito especial para nós, por encerrar esse ano que foi tão especial para o espetáculo – conta o diretor Felipe Martinez.
Esta semana, a Cia. Retalhos de Teatro está no Festival Nacional de Teatro de Rua de Cruz Alta, com o espetáculo infantil “Passageiros da Alegria- Palhaçaria “. E “Dolores” estará semana que vem no 20º Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena, em Rosário do Sul.
SINOPSEDolores é uma senhora que teve a vida lentamente esvaziada pelo tempo. Viúva, cega e solitária, ela mora com o único filho que ainda lhe faz companhia, Jerônimo, um homem de meia idade que dedica seus dias a cuidar da mãe. O passar das horas se alterna entre a agressividade de uma relação desgastante e a melancólica memória de dias felizes que poderiam ter durado mais. Entre o silêncio que preenche os espaços vazios de um antigo apartamento, a vida acontece lentamente, como se ela mesma fosse uma punição por delitos não cometidos.
Agende-se
O quê – Dolores ou Aquilo que você vêQuando – Sábado, dia 15, às 20hQuanto – De graçaOnde – Espaço Cultural Victorio Faccin, na Rua Duque de Caxias, 380Ingressos – Disponíveis 1h antes no local
Leia todas as notícias