Cia Retalhos de Teatro realiza a última apresentação do ano de “Dolores” em Santa Maria

Bernardo Abbad

Cia Retalhos de Teatro realiza a última apresentação do ano de “Dolores” em Santa Maria
Fotos: Anderson Martins

É a última oportunidade de acompanhar na cidade, esse ano, a história de uma relação familiar bastante complexa entre uma viúva melancólica e solitária e seu único filho. A Cia. Retalhos de Teatro apresenta o espetáculo “Dolores ou Aquilo que Você Vê” sábado (15) no Espaço Cultural Victorio Faccin, às 20h. A peça tem realização de Denise Copetti e promoção da Cia. Retalhos de Teatro. A direção e o texto são de Felipe Martinez, com assistência de direção de Julio Cesar Aranda e o elenco conta com Cândice Lorenzoni e Helquer Paez. O espetáculo foi financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

Segundo Felipe Martinez, escritor e diretor de Dolores, o texto foi criado no final de 2020, em um dos momentos mais intensos na pandemia de Covid-19 no Brasil, e reflete a realidade do isolamento social que se tornou regra no mundo. Ainda, é inspirado no trabalho do dramaturgo Samuel Beckett, uma das referências no teatro do absurdo que, em 1969, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.

– É um espetáculo que as pessoas costumam se identificar, devido às suas próprias relações familiares, o que traz proximidade com o público. O espetáculo também dialoga com a forma como a gente vê as coisas, até pela própria questão das fake news, que influencia tomadas de decisões, por exemplo. A peça tem um elenco com grandes nomes da atuação de Santa Maria e é uma apresentação muito especial para nós, por encerrar esse ano que foi tão especial para o espetáculo – conta o diretor Felipe Martinez.

Esta semana, a Cia. Retalhos de Teatro está no Festival Nacional de Teatro de Rua de Cruz Alta, com o espetáculo infantil “Passageiros da Alegria- Palhaçaria “. E “Dolores” estará semana que vem no 20º Festival Internacional de Teatro Rosário em Cena, em Rosário do Sul.

SINOPSEDolores é uma senhora que teve a vida lentamente esvaziada pelo tempo. Viúva, cega e solitária, ela mora com o único filho que ainda lhe faz companhia, Jerônimo, um homem de meia idade que dedica seus dias a cuidar da mãe. O passar das horas se alterna entre a agressividade de uma relação desgastante e a melancólica memória de dias felizes que poderiam ter durado mais. Entre o silêncio que preenche os espaços vazios de um antigo apartamento, a vida acontece lentamente, como se ela mesma fosse uma punição por delitos não cometidos.

Agende-se

O quê – Dolores ou Aquilo que você vêQuando – Sábado, dia 15, às 20hQuanto – De graçaOnde – Espaço Cultural Victorio Faccin, na Rua Duque de Caxias, 380Ingressos – Disponíveis 1h antes no local

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Descarte correto do óleo de cozinha é um compromisso social e com o meio ambiente Anterior

Descarte correto do óleo de cozinha é um compromisso social e com o meio ambiente

Começa a distribuição gratuita de ingressos para apresentação de espetáculo do Grupo Tholl em Santa Maria Próximo

Começa a distribuição gratuita de ingressos para apresentação de espetáculo do Grupo Tholl em Santa Maria

Geral